SOBRE
Fundado em 2009, O Inav - Instituto Da Audiovisão oferece oportunidades de educação, habilitação e reabilitação visando a inclusão escolar, profissional, e psicossocial de pessoas surdocegas, cegas e com baixa visão associadas ou não a outras deficiências. Nossa atuação está pautada na habilitação, reabilitação e educação de pessoas cegas e com surdocegueira para que possam viver de maneira saudável e independente.
Dentre os objetivos do INAV estão:
-
oferecer situações que possibilitem o acesso a habilitação e reabilitação de pessoas surdocegas, cegas e com baixa visão, sendo essas deficiências associadas ou não a outras deficiências, visando a inclusão psicossocial, escolar e profissional;
-
oferecer apoio e orientação sócio familiar, potencializando a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos;
-
contribuir para a melhoria da qualidade de vida, promovendo a autonomia e independência e o protagonismo no ambiente domiciliar, escolar, social e profissional;
-
viabilizar espaços de interação e integração social com seus pares e com a comunidade, estimulando as relações interpessoais e a sociabilidade dos usuários;
-
garantir formas de acesso aos direitos sociais através da articulação com os serviços de políticas públicas setoriais e com a rede de serviços socioassistenciais;
-
desenvolver ações que informem e orientem a sociedade quanto a importância da prevenção e o conhecimento das questões da surdocegueira e deficiência visual, através de palestras, cursos e assessoria técnica.
-
manter intercâmbio e convênios com entidades congêneres nacionais ou internacionais, a fim de sustentabilidade e atualização do conhecimento técnico-científico.
Sobre
ESTATUTO
A associação tem a finalidade de:
a) proporcionar habilitação e reabilitação à pessoas com baixa visão, cegas ou surdocegas, sendo essas deficiências associadas ou não a outras deficiências, visando a inclusão escolar, profissional e psicossocial;
b) oferecer apoio e orientação sociofamiliar, potencializando a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos;
c) proporcionar situações de autonomia e independência no ambiente domiciliar, escolar, profissional e social;
d) promover a sensibilização da sociedade com relação às questões da deficiência visual e surdocegueira;
e) atuar de forma a evidenciar a importância da prevenção e do atendimento precoce dos problemas relacionados à cegueira, baixa visão e surdocegueira;
f) manter intercâmbio e convênios com entidades congêneres nacionais e estrangeiras;
g) promover ações, projetos e programas voltados à pessoa com deficiência visual nas áreas de educação, saúde e assistência social, de modo universal e gratuito, observando-se a forma complementar de participação das organizações de que trata a Lei 9.790/99, Art. 3o, inciso III e IV.
Parágrafo Único - Para fins deste artigo a dedicação às atividades nele previstas, configura-se mediante a execução direta de projetos, programas, planos de ação, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos a órgãos do setor público que atuem em áreas afins, inclusive em complementaridade a este, sempre sem qualquer discriminação da clientela.
ACESSIBILIDADE
As pessoas com deficiência podem ter um vida normal atualmente. Esta possibilidade é resultado da soma de esforços coletivos entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público no que tange ao desenvolvimento de programas, projetos e ações inclusivas bem como de criação e implementação de políticas públicas relacionadas à pessoa com deficiência.
Para além destes esforços, a evolução da ciência também tem contribuído muito com o desenvolvimento da autonomia das pessoas cegas através dos recursos de tecnologia assistiva.
Tecnologia assistiva é o conjunto de recursos que as pessoas cegas ou com baixa visão têm possibilidade de uso para o desenvolvimento de atividades diárias de forma independente. O primeiro e mais reconhecido recurso, ícone de identificação da pessoa cega, é a bengala que gera autonomia e mobilidade. Além da bengala existem os recursos tecnológicos como óculos de leitura, softwares e aplicativos de acessibilidade, impressão em braile, entre outros.
O INAV se destaca também pela disponibilização de tecnologia assistiva, um conjunto de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e Inclusão. Dentre os recursos assistivos ao deficiente visual estão desde a bengala até um óculos para leitura de textos e ambiente, como é o caso do ORCAM, recém adquirido pelo Instituto.
O ORCAM My Eye é dispositivo portátil de visão artificial que permite que pessoas com deficiência visual compreendam o texto e identifiquem objetos por meio de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.
ATUAÇÃO
Trabalhamos pela habilitação, reabilitação e educação das pessoas cegas ou com baixa visão.
Trabalhamos pela inserção social, educacional e profissional e promoção da qualidade de vida dos nossos usuários e suas famílias.
Atuamos também pela promoção do convívio social entre pessoas com e sem deficiência visual e pela promoção da acessibilidade. Com este foco, o INAV disponibiliza serviços para empresas e pessoas físicas. A promoção da acessibilidade total é uma realidade. Promover mecanismos de inclusão, que atendam as necessidades dos deficientes visuais é um desafio para as empresas e órgãos públicos que precisam adaptar à rotina incluindo as pessoas com deficiências.
O INAV, especializado em audiovisão, possui equipe altamente qualificada e recursos necessários para prestar assessoria em acessibilidade para os diferentes setores. O INAV pode oferecer consultoria de abrangência regional, acompanhamento e orientação de adequações em acessibilidade para deficientes visuais que beneficiam a sociedade e também geram recursos para a sustentabilidade. São:
-
Assessoria em audiodescrição
-
Impressão em Braile
-
Cursos e Treinamentos sobre acessibilidade visual
-
Consultoria e assessoria em acessibilidade visual
-
Cursos e treinamentos sobre acessibilidade
-
Palestras e Workshops de prevenção